sábado, 15 de setembro de 2012

Saiba tudo sobre o encontro Barra Sustentável e não deixe de participar


Evento e apresentará metas e um termo de compromisso em prol da qualidade de vida da região



Com o tema O Pacto Local, o encontro Barra Sustentável 2012 chega à sua 4º edição com uma meta mais ambiciosa: unir em um documento – O Pacto Local e seu Termo de Compromisso - as principais demandas da população da região e apresentá-lo, oficialmente, ao poder público do Rio de Janeiro, a fim de garantir a adesão e comprometimento dos candidatos a prefeito e vereador  das próximas eleições.
 

O encontro Barra Sustentável 2012, que será realizado no salão Atlântico do Sheraton Barra, às 15h30min, pretende reunir políticos, ambientalistas, empresários e entidades civis do bairro. Patricia de Sá, curadora do evento, abre o encontro apresentando as oito metas que deram origem ao Pacto Local. O documento é fruto de um processo que envolveu representantes de cerca de 40 entidades (associações de moradores, comerciais, industriais e formadores de opinião locais), divididos em seis comitês de trabalho (Transportes, Praias, Lagoas, Vargens, Comunicação e APA Marapendi).

 
Após a apresentação das metas, Oded Grajew, Presidente Emérito do Instituto Ethos e criador do movimento Nossa São Paulo e do Programa Cidades Sustentáveis, expert em mobilização social e sustentabilidade, debaterá sobre a importância dessas ações nas grandes cidades. Por fim, os candidatos à Prefeitura do Rio de Janeiro - Aspásia Camargo, Eduardo Paes, Marcelo Freixo, Otavio Leite e Rodrigo Maia - receberão oficialmente o Termo de Compromisso para aderirem ao projeto.

 
Ao longo desses quatro anos, a iniciativa Barra Sustentável apresentou às lideranças locais os problemas e projetos para as regiões da Barra da Tijuca, Recreio, Jacarepaguá, Vargens e Grumari, áreas que sofrem grande impacto pelas obras de expansão viária e imobiliária da cidade e investimentos para Copa e Olimpíadas. Nesta edição, o projeto se coloca em um novo patamar ao apresentar ao poder público, efetivamente, metas de trabalho visando o futuro sustentável da região.

 
Antecedendo o encontro, uma série de atividades foi programada sob o “guarda-chuva” Barra Sustentável. Na semana do Meio Ambiente, duas ações importantes chamaram a atenção da população para o tema: um mutirão de limpeza das lagoas pela ONG Rio + Verde e a operação ‘Praia Feliz é Praia Limpa’ do Grupo Pão de Açúcar.  Além disso, nos últimos nove meses, uma série de encontros entre os membros dos comitês oficiais do evento discutiram as principais demandas da região, definindo as oito metas a serem apresentadas e suas 28 sub-metas. 

 

A inscrição para o Barra Sustentável será e feita pelo site www.sheraton-barra.com.br/barrasustentavel até o dia 21 de setembro. A entrada será 1kg de alimento não perecível para a ONG Ressurgir. O Sheraton Barra Hotel & Suites e o Grupo Pão de Açúcar irão doar a mesma quantidade arrecadada, triplicando o número de doações para a instituição. O hotel fica na Av. Lucio Costa, 3.150, Barra da Tijuca.


Pacto Local do movimento Barra Sustentável está pronto

Patrícia Sá
Professora de Sutentabilidade da Fundação Getúlio Vargas e curadora do evento
 
Foram 4 anos de evolução desde que o projeto foi criado em 2009 por iniciativa do hotel Sheraton Barra, liderando uma ampla discussão sobre o futuro da Zona Oeste carioca (Barra/Recreio/Jacarepaguá/Vargens). É a região que sofre o maior impacto pelas obras de expansão viária e imobiliária da cidade e agora os investimentos para Copa e Olimpíadas.

O rico ecossistema de praias, lagoas e manguezais, protegidos pelo Plano Lucio Costa, sofre ameaça pelo adensamento da região, com condomínios, shoppings, vias expressas e empreendimentos comerciais e hoteleiros. O Plano Diretor foi finalmente atualizado após 20 anos e definiu essa como uma Macrozona Condicionada, ou seja, tudo que for feito tem que estar condicionado a uma infraestrutura de suporte e licenciamento ambiental.

Preocupados com os rumos da região, lideranças comunitárias e comerciais se uniram e vem ao longo dos anos evoluindo o movimento, que de eventos informativos passou a realizar fóruns colaborativos. Mutirão de limpeza de praias e lagoas, debates com poder público, e este ano a meta mais ambiciosa: unir em um documento as demandas dos habitantes da área.

Inspirados pela Rio+20 e pelo movimento Cidades Sustentáveis/Ethos, foram formados 6 comitês temáticos que durante 9 meses co-criaram o PACTO LOCAL com 8 metas e suas 28 sub-metas. Participaram 40 associações, desde surfistas e pescadores a comerciantes e gestores de condomínios. Um processo colaborativo e multi-stakeholder que aposta no poder do "think local".

O resultado será apresentado na Conferência BARRA SUSTENTÁVEL 2012 - PACTO LOCAL dia 25/Setembro no Sheraton Barra (entrada franca) para aproximadamente 200 pessoas, com a presença dos candidatos a Prefeito e Vereador no Rio de Janeiro, em solenidade onde receberão formalmente o documento e serão convidados a aderir a ele.

O próximo passo será tornar operacional o controle das metas, ou seja, criar instrumentos de monitoramento e cobrança. Mas isso fica para 2013...



 

Um comentário:

Este espaço é livre para seu comentário. Saiba usá-lo evitando palavras agressivas e ataques pessoais ou inconvenientes.

Web Analytics