domingo, 28 de julho de 2013

Pesquisas revelam pouco interesse dos moradores por temas polêmicos

Apresentamos o resultado final com as devidas reservas e esperamos comentários e avaliações a respeito

Antes de contabilizar os resultados finais das pesquisas que realizamos de 7 a 27 de julho, tivemos o cuidado de observar o número pequeno de respostas – 172 – em contraste com os de acessos e os que recebem a nossa newsletter.
Esse número pode até refletir o contexto geral, se consideramos a metodologia dos institutos de pesquisas, que ouvem menos de 2 mil adultos num universo de 3 milhões de eleitores.

Mas, a nosso ver, a resposta final foi tímida, por que todos os leitores tiveram oportunidade de opinar, observando uma única restrição técnica: só podiam votar uma única vez, pelo menos se usasse o mesmo computador. O programa do blogspot bloqueia o segundo voto do mesmo IP.

Isto quer dizer que se numa casa só existe um computador, só poderá ser dado um único voto.

Mesmo assim, pelos comentários e pelos e-mails que recebemos, imaginávamos pelo menos 400 votos. No terceiro tema, sobre transportes, só na reunião de fevereiro estavam presentes mais de 170 pessoas e o número de acessos ao blog, que chega muitas vezes a 6 mil por mês, é reforçado pelo número de nosso cadastro, que é de 5.664 destinatários.

Em matérias sobre ônibus, os acessos são bem numerosos, conforme o controle do Google Analytics: na última, - na rota do dia de São Nunca – foram registrados 728 acessos com 129 comentários.
Não tenho uma explicação científica para o número de votos nessas pesquisas, mas espero colher opiniões a respeito a fim de, a partir delas, fazer uma avaliação do próprio blog, tanto no conteúdo, como na forma.
Portanto, ao divulgar os resultados finais, que já são públicos no blog, o faço com reservas: eles estão aí e foram colhidos com TODA HONESTIDADE, mas me parecem insuficientes da mesma forma que acontece quando registro a presença ínfima de moradores numa assembléia da Assape e do próprio condomínio onde moram.


Comentários

A postagem dos comentários no blog é totalmente livre. Apenas passam por moderador, tendo em vista o nível de agressividade que estava trazendo problemas e desgaste para o próprio blog.

Detectamos PROVOCADORES que postavam comentários ofensivos como ANÔNIMOS  com o único objetivo de criar embaraços para nós.

Quando resolvemos moderar, pelo menos um deles mostrou sua má fé: é um que postava geralmente de madrugada (até imagino quem seja) e que agora está mando ameaças, inlusive de  juntar algumas pessoas na porta do meu porédio para protestarem.

Quem sabe se portar nos limites da lei e da ética, mesmo se conservando no ANONIMATO, terá todo o espaço que precisar, pois a melhor característica do blog é a INTERATIVIDADE.

Veja o nível das provocações: 

(CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO PARA VÊ-LA EM TAMANHO ORIGINAL)


29 comentários:

  1. Pedro
    Mesmo com suas observações, acho que o resultado reflete a opinião da maioria dos moradores. Nunca espere que todo mundo compareça a uma AGO do condomínio, muito menos da ASSAPE.

    ResponderExcluir
  2. Diamantino Ribeiro Salgado28 de julho de 2013 15:51

    Oi Pedro
    Achei q a idéia da pesquisa foi interessante e acho q vários aspectos podem ter influenciado a participação. Falo por mim q nao votei por exemplo por achar q uma resposta sim na ultima pergunta poderia significar um estar de acordo com a proposta de reformulação apresentada, na qual nao concordei por acha-lá cara e longe de melhores serviços oferecidos por outros condomínios vizinhos como vc ja falou algumas vezes, pex ABM.
    Abs
    Diamantino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com o Diamantino.Votei contra a reformulação do transporte.Mas na verdade não sou contra apesar de não utilizar o transporte. Sou contra o projeto apresentado.Como se faz um projeto sem conhecer a demanda de utilização.
      O estudo é cheio de furos. Por exemplo,estão previstas 3 viagens para o Centro (132 passageiros) no pico da manhã e apenas 2 viagens para Barra (88 Passageiros)no pico da noite.Normalmente quem utiliza o transporte neste período são trabalhadores com horário fixo (8 horas de trabalho).Assim sendo com esse dimensionamento 44 passageiros deverão voltar por conta própria.O Conselheiro na apresentação no meu condomínio deixou bem claro que a demanda é desconhecida e ajustes srão feitos depois da implantação.Trabalhou com um percentual em cima de 4000 moradores quando na verdade são mais de 15000.Isto quer dizer começamos com um acréscimo de R$35,00 e não sabemos a quanto podemos chegar.
      É um trabalho sem embasamento técnico nenhum.Reconheço o esforço mas o trabalho não tem valor nenhum.
      Alem do mais considera as empregadas domesticas e outros trabalhadores como seres inferiores pois estes só terão acesso ao transporte se houver vaga após os moradores acessarem ( e houve quem aplaudisse na reunião de apresentação do projeto). Isso é o maior absurdo.
      Vai haver uma votação em cada condomínio, peço qe analisem bem o projeto e votem com consciência.Ressalto não sou contra a reorganização, SOU CONTRA este projeto apresentado.

      Excluir
    2. Concordo plenamente com este comentário.

      Excluir
    3. Sou completamente a favor da reestruturação do transporte na Península. O projeto apresentado por alguns conselheiros é um projeto para NÃO SER APROVADO MESMO, com certeza foi feito para isso...parabéns a ASSAPE que, claramente é contra o projeto.
      Um grupo de moradores passou para o G4 um projeto maravilhoso para o nosso condominio, inclusive que não iria aumentar a cota da ASSAPE, mas esse projeto foi jogado no lixo por algumas pessoas.
      Hoje a ASSAPE paga mais de 220.000 mil reais de transporte, inclusive para 28.000 reais por um ônibus que leva pessoas da peninsula parao Via PARQUE.....É BRINCADEIRA!!! No projeto dos MORADORES, esse custo iria se reduzir bastante, pois colocamos onibus comuns (mas com ar) para fazer esse trajeto e assim sobraria MUITO dinheiro para se colocar alguns onibus para o centro/zona sul. Para vcs terem uma ideia, tem onibus que faz esse trajeto que conta com banheiro....ISSO É JOGAR DINHEIRO FORA!!!

      Excluir
  3. A minha opinião é que o resultado dessa pesquisa tem validade porque todos tiveram direito de votar, portanto, os votos dados refletem o total dos moradores, muitos que as vezes não têm prática de uma pesquisa pela internet. Agora se o projeto que estão querendo apresentar pelo grupo do conselho é ruim, aí é outra coisa. Vi a reportagem em vídeo sobre os ônibus na ABM. Bastava fazer igual. Mas como disse o anônimo acima, não há mesmo vontade de resolver esse problema que será cada vez maior com esse trânsito infernal e a falta de estacionamento no Centro.

    ResponderExcluir
  4. Caro Pedro,
    Apesar do número aparentemente baixo de votos, também acho que a votação refletiu bem a opinião geral sobre os temas abordados na consulta.
    Quanto às ameaças anônimas, como já tive oportunidade de te comentar, não perca tempo com elas. Não vale à pena.. Quem ameaça sem revelar o nome, jamais mostraria a cara. Sua coragem (ou receio do ridículo) não lhes permitiria tanta audácia. Porém sou a favor da censura nestes casos, porque são opiniões que não passam de arroubos autoritários. E o pior, acabam desvirtuando o espaço do blog e afastando aqueles que gostariam de opinar construtivamente. No fundo, no fundo chegam a ser ingênuas: "protestos", denúncias ao MP (Ministério Público), etc. Kkkkk. Vão levar nossas discussões caseiras ao MP ? Em nome de quem? Já imaginou o MP tratando de uma denúncia de um anônimo? Réu: Pedro Porfírio. Autor: Sr. Anônimo da Silva. Obrigado por poupar-nos desses comentários bufões. Censura neles ! Liberdade de expressão só para quem tem coragem de expressar suas idéias de forma transparente. Liberdade sem ordem é anarquia, bagunça, desrespeito. Abraço

    ResponderExcluir
  5. Our Detroit Lions Banner Flag measures 28x40 inches, is constructed of 2-ply 100% polyester, and provides a top sleeve for hanging vertically from a wood flagpole. The Detroit Lions Banner Flag is high quality dye sublimated with the NFL Lions logo as shown. NFL Banners Flags are a perfect way to show neighbors your NFL team allegiance by flying from your front porch, patio, or deck.nfl house flags
    nfl flags wholesaleTampa Bay Buccaneers house divided flags
    Tennessee Titans house divided flags

    ResponderExcluir

Este espaço é livre para seu comentário. Saiba usá-lo evitando palavras agressivas e ataques pessoais ou inconvenientes.

Web Analytics