domingo, 10 de novembro de 2013

Cães e gatos envenenados

Moradores denunciam que um "maluco" espalhou chumbinho nos parques da Península e já causou várias mortes de animais
"Caminhando na trilha próximo ao Saint Barth, deparei-me com esse gambá morto. Achei estranha a posição dele, pendurado num galho. Desconfiei que a morte não foi natural, mas nunca imaginei que algum psicopata espalhasse chumbinho na nossa casa. Deplorável". Carlos Takeshi (Postado no Grupo AMIGOS DO SAINT BARTH do Facebook)
Donos de cães e gatos estão convocando uma concentração para esta segunda-feira, dia 11, às 10 horas da manhã, em frente à Assape, para exigir providências imediatas contra um exterminador de animais, que já teria causado a morte de 6 gatos, 8 gambás e 2 cães na Península com o uso do veneno para ratos conhecido como "chumbinho".

Moradores costumam deixar os cães livres nos parques. Agora, eles correm risco
A convocação está sendo feita através do grupo Reais Amigos da Península, no Facebook, em meio a muitas manifestações de revolta e a uma indignação generalizada: o autor  foi identificado por uma dona de cachorro que ao abordá-lo ouviu dele que iria continuar praticando esse extermínio e ainda a ameaçou.

No sábado, essa guerra aos animais ocupou a maior parte dos comentários da página do grupo fechado, que já conta com 939 participantes. Pelo menos uma moradora já ligou para a Assape e há informações de que a veterinária do pet shop do Open Mall formalizou denúncia com os relatos dos primeiros casos que chegaram ao seu conhecimento.

CLIQUE NO QUADRO PARA AMPLIÁ-LO
"Se a Assape sabe disso pq ela não interditou os 2 parques colocando mais cachorros e crianças em risco?" - perguntou um morador numa postagem na noite de sábado. Ele mesmo questionou: " Não é boato isso aí não, né?".

Uma moradora retrucou prontamente:  

 - = "No mundo encantado e perfeito da Assape é mto difícil sinalizar algo de errado. Qual a dificuldade em colocar uma faixa nas entradas das praças?"

Na mesma postagem, outra moradora relatou: "Eu liguei para a ASSAPE e me disseram que a veterinária do Open Mall foi lá hoje de manhã para fazer a denúncia. Eu enfatizei que haviam varias crianças e cachorros brincando na grama e nos jardins do Green Park. Exigi providências! E disse que a ASSAPE seria conivente se algo mais acontecesse. A funcionária falou que falaria com a diretoria".

"Aposto o que for que não vão sinalizar antes que a casa cor acabe.- comentou outro -  As vezes podem até achar quem fez isso, podem limpar os parques, mas divulgarem Eu duvido"...

Há uma preocupação também que uma criança das muitas que brincam nos parques acabe pondo o veneno inadvertidamente na boca. " Eu não tenho cachorros, mas meu filho vive brincando com os cachorros que brincam soltos onde era o antigo golf.
Considero cada animalzinho como um amigo dele, e tomaria um possível envenenamento de qualquer um deles, como um assassinato mesmo!" - comentou outra moradora.
Independente dessa atitude perversa de um "maluco", que já teria sido identificado, há também muitas queixas de moradores que se deparam nos parques com uma quantidade grande de excrementos, embora a Assape disponibilize saquinhos plásticos em vários pontos para que todos os recolham.
Não existe um cadastro oficial, mas estima-se que um em cada 3 moradores tenha seu animal de estimação, entre cães e gatos. Fora disso, há uma consciência enraizada de respeito à fauna da Península, que inclui uma grande diversidade, inclusive capivaras. Neste caso, já houve denúncia de que pelo menos uma foi exterminada a tiros.

No mundo que imaginamos na Península não podíamos esperar que fossemos registrar fatos tão insólitos. Mas ao fazê-lo, temos a esperança de que uma cortina de lucidez desça sobre todos, quem tem e quem não tem animal de estimação.


Conselhos para traar animais envenenados     Sintomas no caso de envenenamento por chumbinho e o que fazer: o primeiro sintoma é salivação excessiva, podem ocorrer tremores, dificuldades respiratórias (ruídos na respiração), vômitos e diarréias. Geralmente o aparecimento dos sintomas é rápido e nesse caso rapidez faz a diferença entre a vida e a morte. Se vc viu ou desconfiou q seu animal ingeriu veneno, vá imediatamente ao veterinário. O CTI veterinário, que fica no Shopping Esplanada é 24horas, caso a Pet shop do Open Mall esteja fechada. Não dê leite nem nada para o seu animal. Se vc viu ele ingerir o veneno, de imediatamente água oxigenada 10 volumes, ele vomitara, e leve imediatamente ao veterinário, mas isso só vale na hora. A boa noticia é que na maioria dos casos em que o animal é levado rapidamente, ele se salva (a não ser q seja muito veneno). A má noticia é que o chumbinho fica anos no ambiente e se diluído em água, penetra pela pele. Na próxima chuva teremos chumbinho no mangue, na lagoa, nos parques. Essa pessoa cometeu um grande crime ambiental. Devemos notificar a policia, ministério publico e INEA.
Postado por Ana Carolina Tavares  no grupo Reais Amigos da Península


23 comentários:

  1. Muito oportuna a matéria. Só assim para um numero maior de pessoas serem alertadas e tomarem cuidado com seus cachorros e filhos pelas praças.
    Só não gostei da foto de meus cachorros como se eles ficassem soltos pelas praças, coisa que não acontece. A foto copiada pelo senhor de meu perfil foi tirada em 2006 ou 2007 no Aterro do Flamengo, e minha cachorra já até faleceu, por favor retire a foto dos goldens dessa matéria.
    Anna Beatriz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anna Beatriz.
      A matéria já foi atualizada com a retirada das suas belas cachorras da foto, junto com as que fiz aqui no Green Park. Desculpe.

      Excluir
    2. Sem problema. O importante é q se puna quem esta envenenando os animais.

      Excluir
  2. Prezado Pedro Porfirio e leitores.

    Antes de avaliar o meu comentário saibam que sou totalmente contra qualquer tipo de violência e estas ocorrências devem ser recriminadas e levadas não somente à ASSAPE mas a polícia pois trata-se de um crime.

    No entanto, gostaria que este meio de comunicação ajudasse na divulgação de boas práticas em relação ao passeio com animais em logradouro público. Fiz imagens e videos nos últimos 2 meses de diversos moradores com animais sem identificação e soltos. Minha PERCEPÇÃO é que cerca de 70% dos donos de cachorro não utilizam coleiras no passeio. Ressalto que se trata de uma percepção pois não posso divulgar um percentual exato já que não fiz uma pesquisa.

    Em tempo, temos no condomínio excessos sendo cometidos no que diz respeito ao porte adequado de animais de estimação. Já por duas vezes me deparei com cachorros gigantes durante a minha corrida matinal e sem nenhum controle do dono sobre este que tentou repetidamente que o cachorro parasse. Questiono sobre a saúde destes animais e sobre o incomodo que estes causam aos vizinhos pois o latido de um animal de estimação é bem diference de um animal de grande porte, sem falar na intimidação quando estes trafegam totalmente livres nos parques.

    Bom...reafirmo total repúdio à ação deste assassino e coloco aqui este comentário somente pois acredito que teremos muitos donos de cachorro acessando este link. Peço que reflitam sobre o espaço público e o respeito que temos que ter em relação aos que não optaram na vida por ter um cachorro ou qualquer animal de estimação. Este é um direito de qualquer cidadão.

    ResponderExcluir
  3. Se alguém puder colocar o nome do sujeito aqui, garanto que a coisa se resolverá mais rapidamente

    ResponderExcluir
  4. Pedro

    Bom dia

    Que absurdo é este!!!! Tem um maluco matando nossos animais!!!! Este tem de ser denunciado as autoridades competentes!!!! Onde nós estamos vivendo!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Lamentável e extremamente doloroso, ler uma noticia destas,de um fato criminoso,ocorrido ,praticamente, dentro das nossas casas.
    O que os animais tem a ver , com a insanidade de um individuo , que infelizmente, convive conosco ?
    Providencias ,se faz urgente, e cabe as autoridades competentes.
    Quanto a nós, temos a obrigação , de respeitar o próximo e o nosso espaço.
    Estou tremendamente CHOCADA !

    ResponderExcluir
  6. Caracas!!! É até difícil de acreditar!!! Eu que lutei com todas as minhas forças pela saúde de minha Cokier até o último dia de sua vida. Agora me aparece esse débil mental com titica na cabeça no lugar de neurônios. Se ele já foi identificado e está ameaçando, que seu nome seja divulgado o quanto antes além de repassado à Polícia!!

    ResponderExcluir
  7. Maluco, doente ou demente dá no mesmo. Deve ser o caso desta pessoa que anda espalhando veneno para exterminar animais silvestres e animais de companhia. Algo precisa ser feito para alertar quem utiliza os parques envenenados e também para que esta pessoa seja impedida de praticar esse crime.

    ResponderExcluir

Este espaço é livre para seu comentário. Saiba usá-lo evitando palavras agressivas e ataques pessoais ou inconvenientes.

Web Analytics