terça-feira, 27 de maio de 2014

Estado de choque

Repetição pela enésima vez de mais um assalto no sinal do O2 choca moradores da Península


Moradoras da Península falam à Tv Record sobre clima de insegurança

"Gente, tô em pânico !!!!
Acabei de presenciar um assalto no MESMO SINAL, o sinal de quem sai da Península em frente ao O2, só que a vítima estava vindo da direção do Barra Shopping em direção ao Via Parque.
Uma mulher sozinha foi rendida e passada pro banco de trás.
Liguei pro 190 na mesma hora, mas peço que rezem por essa mulher!
Meu Deus, uma coisa é vc ler isso aqui no face, outra é vc estar dentro do carro com sua família e ver tudo isso, INCRÉDULA , e ver seus filhos tremerem e rezarem ....
Moradores da Península, delegados que moram aqui, pelo amor de DEUS !!!!! Todo dia assalto no mesmo lugar !!!!!!!!
Tô em estado de choque ...
Rezem por essa mulher".

Eram 8 horas da noite do domingo, 25 de maio. Adriana Valente parou no sinal de retorno para Península quando viu dois assaltantes renderem a motorista de um carro grande, vermelho, que podia ser o Edge da Ford. Estava com o marido e os dois filhos.

Num movimento brusco e rápido, os bandidos colocaram a vítima no banco traseiro e disparam pela Avenida João Cabral de Melo Neto em direção ao Via Parque. Moradora da Península, Adriana se viu diante de um turbilhão de perplexidades, como se diante de uma hecatombe. Mal conseguia conversar com o marido. Aquilo lhe vinha à cabeça como se fosse a própria vítima.  Sofria mais ainda por que não pudera fazer nada. Nem anotar a placa do carro roubado, que cruzou em velocidade à sua frente.

Ligou para o 190 ainda dali e nove minutos depois postou a informação na página do grupo Reais Amigos da Península. Mas nem as providências a acalmaram. Viu os filhos nervosos, tremendo e rezando. Cruzar o sinal e tomar o rumo da Península parecia atravessar um atoleiro. A cena do assalto não lhe saía da cabeça.

De tal impacto psicológico foi aquele minuto em sua vida que já na segunda-feira pela manhã postou outro comentário igualmente traumático: "Passei a noite em claro, assustada, não consigo esquecer ... Me dá um aperto no peito ..."

Àquela altura, já passavam de 300 os comentários postados na página do grupo. Eram pessoas igualmente chocadas com mais essa cena de violência no mesmo cenário de quase todos os dias. Gente cansada de um ritual repetitivo, ante a mais completa indiferença das autoridades policiais e, sobretudo, das autoridades maiores,  a começar pelo governador do Estado, que mantêm um número ínfimo de policiais no 31º BPM, 366,  menos do que numa UPP como a do Jacarezinho, que conta com 543 PMs. A da Cidade de Deus, ali do lado, tem 343 efetivos, quase o mesmo número do batalhão que cobre toda a Barra da Tijuca e Recreio.

O que fazer diante de um quadro que transforma a Península numa espécie de campo de concentração, em que os moradores limitam suas saídas ao mínimo possível e quando o fazem o coração bate mais forte?

Esta é a tal pergunta que não quer calar. Há propostas para vários tipos de ações e uma convicção generalizada: esse clima de insegurança já passou de todos os limites na configuração do mais trágico dos paradoxos: a segurança foi o principal item na escolha da Península como lugar para morar.

Uma moradora entrou em contato com a Tv Record e trouxe a reportagem para ver o sinal já conhecido como Faixa de Gaza. Há agora uma esperança de que, ganhando a grande mídia, conhecida a disposição de uma mobilização  mais incisiva contra essa rotina de abandono, alguma coisa seja feita. Não dá mais para conviver com fanfarronices de autoridades policiais.

A extrapolação dos portais da Península não é bem vista por todos, mas a grande maioria está disposta a pagar esse preço. Alguns moradores estão providenciando faixas e podem organizar manifestações como as realizadas no Parque das Rosas e no Jardim Oceânico.

Infelizmente, governos bisonhos só se mexem quando suas omissões irresponsáveis ganham notoriedade.

Para os moradores da Península, que estão em estado de choque como Adriana Valente,  não há mais o que esperar. Já temos uma vítima fatal: ninguém quer ter outra, que poderá ser um ente querido de qualquer um. 

Outro assalto nesta terça-feira

Recebi por e-mail as 20h36m a informação de um novo assalto no sinal fatídico:

"Boa noite,

Acabei de presenciar mais um assalto no sinal do O2

Motoqueiros e garupa levaram bolsa e celular de uma senhora.

Foi no sinal de quem vem do barra shopping sentido via parque".

21 comentários:

  1. talvez se colocar uma policial a paisana nas cercanias do dito sinal, seja possivel pegar esses bandidos, mas com certeza uma viatura da pm moto ou o que seja tem que tomar conta desse local sinistro

    ResponderExcluir
  2. temos que cobrar da assape que busque seus conhecidos para termos uma viatura no entorno do peninsula

    ResponderExcluir
  3. I am reallү loving tɦe theme/design off yoir weblog. Ɗo you ever run into
    any internet browser compatibility ρroblems? Α small number of my blog audience have complained ɑbout mƴ
    blog nott working correctly іn Explorer ƅut loοks great in Firefox.
    Do you have any tips tօ hеlp ffix tɦiѕ issue?

    Feel free to surf tο my web site - ceramic tinting - -

    ResponderExcluir
  4. Excellent blog here! Also your site loads up very fast! What web host are you using?
    Can I get your affiliate link to your host?
    I wish my web site loaded up as quickly as
    yours lol

    Stop by my blog post Green Cleanse reviews

    ResponderExcluir
  5. Great delivery. Great arguments. Keep up the good effort.


    Feel free to surf to my site :: website builder script

    ResponderExcluir
  6. So, proceed, do just a little research on the internet, and obtain the best tool on your mobile ecommerce website
    now. The lioness was actually protective of its adoptee(s) that she couldn't go to
    hunt for fear of her being killed by the males of her pride.
    Last year, the first year of the campaign, the NFL donated
    nearly $800,000 as a result of the Salute to Service campaign.

    Also visit my homepage :: mini warriors hack (http://youulike.com/profile/313685)

    ResponderExcluir

Este espaço é livre para seu comentário. Saiba usá-lo evitando palavras agressivas e ataques pessoais ou inconvenientes.

Web Analytics