segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Lagoa sob suspeita

15/09/2014 14h56 - Atualizado em 15/09/2014 15h15

MPF pede suspensão de obras das lagoas da Barra e de Jacarepaguá

Procuradores dizem que não há estudos ambientais sobre os locais.
Projeto do governo do estado é orçado em R$ 660 milhões.

Do G1 Rio

Autoridades estaduais tem prazo de 30 dias para responder notificação do MPF (Foto: Reprodução/TV Globo)
O
Ministério Público Federal pediu a suspensão das obras de recuperação das lagoas de Jacarepaguá e Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, por falta de estudos ambientais. O projeto do governo do estado é orçado em R$ 660 milhões e abrange áreas como Camorim, Tijuca, Marapendi e Canal da Joatinga.


O MPF pede ainda que as licenças ambientais já concedidas seham anuladas e lembra que as autoridades estaduais tem prazo de 30 dias para responder a recomendação do Ministério Público Federal.


De acordo com os procuradores Sergio Gardenghi e Ana Cristina Bandeiras Lins as obras precisam constar o Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (Eia-Rima). De acordo com eles, são necessárias também as avaliações de órgãos federais como o Ibama, ICMBio, Marinha do Brasil e Secretaria de Patrimônio da União (SPU).
Licitação teve suspeitas de fraude
Em julho de 2013, a licitação para as obras de revitalização das lagoas da Barra e de Jacarepaguá foram canceladas. Havia suspeitas de fraude na licitação. A recuperação faz parte do caderno das obrigações olímpicas do Rio 2016.
A bacia da Barra e de Jacarepaguá tem 15 quilômetros de extensão e é formada pelo canal da Joatinga e pelas lagoas da Tijuca, Camorim, Jacarepaguá e Marapendi. Segundo os especialistas, o aumento da poluição é provocado pela ocupação desordenada que transformou a região em depósito de esgoto.


13 comentários:

  1. ACORDA PENÍNSULA!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. thank you very useful information admin, and pardon me permission to share articles here may help

    Cara mengatasi telinga berdengung
    Obat varises usus
    Obat jantung iskemik

    ResponderExcluir
  3. thank you very useful information admin, and pardon me permission to share articles here may help Agen QnC Jelly Gamat Bekasi

    ResponderExcluir
  4. a given article is very interesting and very useful for me, thank you very much admin and pardon me permission to share the article here Obat abses payudara alami

    ResponderExcluir

Este espaço é livre para seu comentário. Saiba usá-lo evitando palavras agressivas e ataques pessoais ou inconvenientes.

Web Analytics